O que você deve saber da profissão?

Talento não é tudo
Talento é importante em qualquer profissão, mas também não é garantia de sucesso. Ser esforçado e sorte são fatores igualmente essenciais. Tenho dois professores muito bons que são um contrário do outro. Um deles é extremamente bom em desenho a mão livre, enquanto o outro é um desastre, porém tem um grande domínio em softwares!

Tem que ter paciência com a maior parte do trabalho 
Na faculdade pode parecer que todo o trabalho que o designer vai exercer é super show, mas na vida real, na maioria do tempo temos que mexer com papelada, rascunhar coisas chatas, entender o que o cliente está pedindo checar fatos, negociar, vender, juntar dinheiro, pagar taxas, e o que mais for necessário. Mas isso é algo que você encontrará em todos os ramos.

 Não pense demasiadamente num problema
Designers são obsessivos por natureza. Não tente prolongar ou complicar um problema quando você já tiver a solução. Pois geralmente os projetos são extensos e complexos. Faça como nas suas provas de ensino médio, comece pelas questões fáceis, as que você entende. Se terminou as questões, e ainda há tempo, volte para pontos onde você ficou inseguro e acha que consegue melhorar.

Ou seja, não importa o quão eficaz são suas habilidades diante de um computador, o quão brilhante é a sua escrita ou o quão bom você executa o seu trabalho, se você não conseguir vinculá-las o resultado ao que foi proposto, basicamente elas não existirão, elas não vão fazer diferença para este projeto, pois não atende as necessidades.

Não esqueça seu objetivo
É sempre empolgante começar um projeto novo, mas as vezes, na geração de ideias, se perde o foco, justamente pela animação. Já fiz muito dessa de me darem um caso-problema e eu conseguia achar umas soluções bem bacanas, mas ai quando ia rever o caso, não era o que estava sendo pedido.

Defenda suas idéias
Inovação e idéias brilhantes nunca são aceitas logo de cara. Para que elas sejam bem-sucedidas você terá que defendê-las e terá que dedicar grandes esforços. Mesmo se a proposta for rejeitada, você tentou! Se você acredita na excelência e na criatividade, na eficiência e da eficácia do seu trabalho, você só precisa fazer com que o cliente enxerque como você.

Não espere fazer tudo sozinho
Se você espera realizar algum projeto, você vai inevitavelmente precisar de outras pessoas, pois por mais autodidata que você seja, provavelmente não vai saber fazer todo o necessário para por seu projeto em prática. Alguém terá que construir ou manufaturar a peça para você. Alguém terá que assegurá-la. Alguém terá que comprá-la. Respeite todas essas pessoas, você precisa delas. É um ciclo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s